PDI

PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional representa um processo de reflexão acerca da visão e da missão da Faculdade Modal, tanto para os anos que se passaram como para os anos futuros, assim como objetiva as diretrizes fundamentais da organização interna da Faculdade, de suas perspectivas de articulação com a comunidade e de suas ações nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão.

Para isso, a Faculdade Modal prioriza, de modo institucional e planejado, as ações capazes de potencializar o seu desenvolvimento na direção dos seus objetivos e metas definidos. Esta intenção se mostra no desenvolvimento alicerçado, tanto nas características da Instituição, quanto no diagnóstico de suas capacidades, de suas deficiências estruturais e conjunturais, nos valores que a norteiam e naquilo que deseja. 

O Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Modal assenta-se na análise dos principais condicionantes externos e internos à Instituição e afirma-se, também, enquanto referencial ético-político, no planejamento de ações pedagógicas por entender que um plano de desenvolvimento institucional deve expressar-se como um conjunto coerente de grandes prioridades e decisões que orientam a construção da Instituição, em um horizonte de longo prazo, buscando sempre a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, comprometendo-se, através da sua missão, a tornar-se administrativamente moderna e inovadora.

O Instituto Modal Ltda., mantenedora da Faculdade Modal, também é mantenedora do Instituto Modal, que atua como instituição de ensino técnico profissionalizante com os cursos Técnico em Higiene Bucal e Técnico em Prótese Dentária.

A construção de Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI para o período de 2019 a 2023 ocorreu com ampla participação da comunidade acadêmica. Várias reuniões pedagógicas e administrativas foram realizadas, com os mais diversos atores institucionais.

A metodologia adotada para elaboração do PDI teve como referência as orientações constantes do Decreto nº 5.773/2006 e as legislações correlatas. A estrutura do documento segue os eixos temáticos indicados no artigo 16 do Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006

O PDI significa o esboço de uma agenda para o desenvolvimento e a construção de um futuro promissor que a Faculdade Modal deverá trilhar nos próximos anos.

O PDI da Faculdade Modal encontra-se, para consulta, na íntegra a disposição na Secretaria Acadêmica.