Responsabilidade Social

Quando se fala em Responsabilidade Social, primeiramente temos que entender o que vem a ser e como deve ser tratado este tema em uma Instituição de Ensino Superior.

Responsabilidade Social refere-se às ações da Instituição, que contribuem para uma sociedade mais justa e sustentável. É adotar uma atitude ética e socialmente responsável em todas as suas atividades perante a comunidade, assumindo de fato seu papel diante das inúmeras demandas sociais.

O Ministério da Educação – MEC vem sinalizando, com auxílio de instrumento regulatórios das IES, a importância da institucionalização e da formalização de práticas de responsabilidade social no percurso de formação dos discentes, contemplando quatro grandes áreas: inclusão social; desenvolvimento econômico e social; meio ambiente e preservação da memória e patrimônio cultural. (Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004)

Percebe-se, então, que o conceito de Responsabilidade Social na Educação deverá ser instrumentalizado a partir de trabalhos, ações, atividades, projetos e programas desenvolvidos com e para a comunidade, objetivando a inclusão social, o desenvolvimento econômico, a melhoria da qualidade de vida e a inovação social.

Agindo assim, a Instituição contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade, formando cidadãos conscientes e, sobretudo pró ativos, despertando no aluno atributos como solidariedade, trabalho em equipe, voluntariedade, liderança e empreendedorismo que são habilidades fundamentais que contribuem sobremaneira em sua formação acadêmica e profissional.

A Faculdade Modal é uma Instituição empenhada em estabelecer parcerias com a comunidade, prestando serviços e fornecendo profissionais capacitados.

As principais ações de Responsabilidade Social da Faculdade Modal são materializadas por meio de atendimentos odontológicos gratuitos e de baixo custo à comunidade, ações de campanhas de solidariedade para comunidades carentes, comemorações de datas específicas ligadas aos nossos cursos, parcerias com comunidades carentes para atendimento, capacitação e prevenção na área odontológica, palestras e colóquios com temas de interesse ofertado à comunidade.