Nossa História

Um odontólogo formado em 1958, cujo filho seguiu a sua profissão, graduando-se em Odontologia em 1989, juntos iniciam a carreira acadêmica, no Sistema FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, ministrando aulas no curso profissionalizante Técnico em Higiene Dental. Após alguns anos, o sistema FIEMG resolve extinguir o curso. Pai e filho, percebendo que havia uma demanda latente na comunidade que envolve toda a grande Belo Horizonte, decidem fundar o Instituto Modal.

O Instituto Modal iniciou suas atividades na área da Educação Profissional, em nível médio, no ano de 1.999, com dois cursos: Técnico em Higiene Dental e Atendente de Consultório Dentário. Em 2001, ampliou a oferta, passando a ministrar o curso de Técnico em Laboratório de Prótese Odontológica e de Auxiliar de Laboratório de Prótese.

Com espírito empreendedor e com quase 10 anos de experiência em educação na área profissionalizante, pai e filho, já agora reconhecidos como Instituto Modal, resolvem ampliar a modalidade em oferta de cursos. Com uma excelente tradição científica e técnica, boa infraestrutura, corpo docente qualificado, estrutura de laboratórios clínicos montados e expertise na área de atuação, obtiveram o credenciamento especial do Ministério da Educação, para ofertar cursos de especialização, única e exclusivamente, na área do saber.

Sempre apoiada no sucesso de sua mantenedora na área da educação, a Faculdade Modal teve suas atividades educacionais iniciadas para o ensino superior dando sua contribuição social, levando o crescimento e desenvolvimento para a população. A Faculdade Modal foi credenciada junto ao MEC, a ofertar o Curso Superior Tecnológico em Gestão Hospitalar e cursos de pós-graduação lato sensu.

No ano de 2017, a Faculdade Modal passa a oferecer à comunidade o Curso Superior Tecnológico em Processos Gerenciais, autorizado pelo MEC.

O curso tecnológico de Gestão Hospitalar oferecido, bem como o de Processos Gerenciais ofertados, foram alvo de pesquisas localizadas e interativas com a comunidade de forma a nortear as opções de implantação.

Diante desse contexto, pode-se afirmar que os projetos dos cursos, com foco na interatividade social e na busca permanente de aperfeiçoamento e qualificação, foram a tônica dominante no desenvolvimento das suas ações educacionais, que buscam o perfil do egresso, com foco no mercado de trabalho, no seu crescimento e no seu desenvolvimento como um todo.

As instalações da Faculdade Modal estão projetadas para atender ao máximo de qualidade, funcionalidade, respeitando, acima de tudo, o meio ambiente e o contexto social em que se insere, oferecendo condições para a formação de um homem crítico, consciente de seus objetivos e deveres, situado no seu tempo e espaço, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em seus estudos posteriores.

Assim sendo, a Faculdade Modal cumpre uma função substancial no contexto social em que está inserida, atuando como agente de difusão de conhecimentos, comprometida com os interesses e necessidades do Estado, da região e com a sociedade de modo geral.

Hoje o Instituto Modal, mantenedor da Faculdade Modal, oferta na área profissionalizante os cursos de Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Prótese Dentária, na Graduação Tecnológica o curso de Processos Gerenciais e na Pós-Graduação Lato Sensu as Especializações em Ortodontia, Implantodontia e Prótese Dentária. Oferta ainda cursos de capacitação e de extensão na área de Odontologia.

Nossa Estrutura

  • Modal Fachada
  • Imagem7
  • Imagem8
  • Imagem14
  • Imagem15
  • Imagem16
  • LABORATORIO 1-min
  • LABORATORIO 2-min