O que é?

A avaliação institucional é um processo permanente e possui como principal função inventariar, harmonizar, tranquilizar, apoiar, orientar, reforçar e corrigir os processos educacionais e a gestão institucional. Ela é incorporada no ato do ensino e integrada na ação de formação, caracterizando-se como um importante instrumento de melhoria da qualidade do ensino na medida em que permite a identificação de problemas. O educador é informado sobre o desenvolvimento da aprendizagem e o educando sobre os seus sucessos e suas dificuldades.

A concepção de Avaliação Institucional adotada pela Faculdade Modal tem por objetivo a construção de um processo de avaliação coletivo, flexível, transparente, negociado, consistente e principalmente confiável. Entende-se que a avaliação institucional deve ser conduzida como um processo global, orgânico, sistêmico e contínuo, em que a responsabilidade por sua consecução é atribuída aos sujeitos participantes da instituição.

Trata-se de um cumprimento de um duplo compromisso: primeiro, com o sistema educacional brasileiro que exige a implantação da cultura de avaliação e, segundo, consigo mesma, ao traçar as diretrizes do seu comportamento futuro. A Faculdade Modal reconhece como fundamental o processo de avaliação, única forma possível de colocar a crítica e a autocrítica a serviço do desenvolvimento institucional.

Assim, a avaliação institucional possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição. Este procedimento colabora com a reestruturação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição, visando melhorias em cada um desses pilares fundamentais.