Quadrihélice (Quad-helix) de contração

Autor: Prof. Dr. Anderson Mamede

Especialista, mestre e doutor em Ortodontia

Coordenador e professor do curso de especialização da Faculdade Modal

(Belo Horizonte, Uberlândia e Salvador)

 

Palavras-chave: Quadrihélice; Contração; Mordida Cruzada Posterior Vestibular.

 

A mordida cruzada posterior vestibular é uma má oclusão de baixa prevalência, caracterizada pela presença da cúspide palatina do elemento dentário superior posicionada mais para vestibular do que a cúspide vestibular do inferior (Fig 1). Também é denominada de síndrome de Brodie, mordida em tesoura e mordida invertida.

Legenda: Mordida cruzada Vestibular bilateral

Fig 1 – Arquivo pessoal

A permanência desta má oclusão pode levar a uma assimetria facial, inclinação excessiva para vestibular da coroa dos dentes superiores e lingual dos inferiores, bem como a extrusão dos dentes envolvidos, em ambas as arcadas, devido à falta de contato oclusal. O tratamento da mordida cruzada posterior vestibular pode ser realizado com expansão inferior e/ou contração superior, sendo que essa pode ser realizada através do uso de um quadrihélice de contração.

O quadrihélice foi introduzido por Ricketts na década de 70, possui quadro helicóides que suavizam a força empregada, alcançando resultados mais satisfatórios. Pode ser confeccionado com o fio de calibre 0,8 ou 0,9 mm, com as ligas de Cr-Ni-Fe ou Cr-Co. Este dispositivo pode ser soldado nas bandas ou encaixado nas mesmas a partir do tubo palatino. Possui muitas variações de acordo com o objetivo a ser alcançado, uma delas é o dispositivo de contração.

No quadrihélice de contração, os 2 helicóides localizados na parte anterior são confeccionados de tal forma que tendem a se desfazer favorecendo o movimento de palatinização dos molares (Fig 2).

Legenda: Quadrihélice de contração

Fig 2 – Arquivo pessoal

Quando o paciente não possui parafunção a confecção de levante oclusal não é necessária uma vez que passamos em torno de 23 horas na posição de repouso mandibular. Em casos de pacientes com parafunção, tais como bruxismo e apertamento, a confecção do levante passa a ser fundamental, uma vez que a parafunção seria um fator de impedimento para o descruzamento da mordida.

O quadrihélice é ativado contraindo cerca de 1 cm, o que pode ser conferido encaixando uma banda de um lado e observando se a face vestibular da banda do outro lado está tocando a face palatina do outro molar. Este dispositivo deve ser reativado a cada 60 dias, podendo essa ser realizada através da remoção e readaptação do dispositivo ou intrabucalmente usando alicates, tais como o tridente.

Podemos concluir que o dispositivo quadrihélice de contração continua a ser um auxiliar importante na mecânica ortodôntica contemporânea, com resultados satisfatórios no tratamento da mordida cruzada posterior vestibular de origem dento-alveolar.

 

REFERÊNCIAS

  • ALMEIDA, Soraia Azeredo de et al. Mordida de Brodie: relato de caso. Ortho Sci., Orthod. sci. pract, v. 5, n. 20, p. 532-538, 2012.
  • BENCH, Ruel et al. Terapia Bioprogressiva. Editora Santos 3ª edição, 1996.
  • DUARTE, Mario Sergio. O aparelho quadrihélice (Quad-helix) e suas variações. R Dental Press Ortodon Ortop Facial, v. 11, n. 2, p. 128-156, 2006.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Uberlândia

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO  10

Março/2018 Conteúdo
08 Bioprogressiva. Trazer alicates e fios 0.16×0.16 CrCo – Saulo
09 Clínica – Saulo/Rodolfo
10 Bioprogressiva. Trazer alicates e fios 0.16×0.16 CrCo – Saulo

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO  11

Março/2018 Conteúdo
05 Retração Dupla Chave teórico + Prova Arco Reto – Saulo
06 Clínica – Saulo/Rodolfo
07 Bioprogressiva – Saulo

Belo Horizonte

Aperfeiçoamento Ortodontia-16

Junho/2018 Conteúdo
09 Alinhamento e Nivelamento – Mamede

Especialização Ortodontia-12L

Junho/2018 Conteúdo
14 Prova casos clínicos
15 Clínica – Saulo/Mamede
16 Mamede

Especialização Ortodontia-13M

Junho/2018 Conteúdo
04 Mamede
05 Clínica – Moacir/Mamede
06 Mamede

Especialização Ortodontia-14N

Junho/2018 Conteúdo
06 Mamede
07 Clínica – Mamede/Moacir
08 Mamede

Especialização Ortodontia-15O

Junho/2018 Conteúdo
11 Mamede – Anamnese dos pacientes novos
12 Seminário – Saulo
13 Final Typodont – Saulo

Selecione uma plataforma para entrar.

ou