O uso de attachments no tratamento com alinhadores estéticos removíveis termoformados

Autor: Prof. Dr. Anderson Mamede

Especialista, mestre e doutor em Ortodontia

Coordenador e professor do curso de especialização da Faculdade Modal

(Belo Horizonte, Uberlândia e Salvador)

Fonte: Arquivo Pessoal

 

Palavras-chave: Alinhadores estéticos; ortodontia; attachment.

 

Desde a sua introdução em 1946, as placas estéticas removíveis termoformadas aumentaram em muito as suas indicações na odontologia e mais especificamente na ortodontia, tornando-se, nos dias atuais, o sistema de alinhamento dentário mais comentado e debatido no meio científico e nos consultórios, principalmente quando discutimos o tratamento em pacientes adultos.

Dentre as vantagens dos alinhadores removíveis podemos citar: melhor estética, maior facilidade para a higiene oral, maior conforto para os pacientes, menor injúria aos tecidos moles e a possibilidade de fazer clareamento e procedimentos estéticos durante o tratamento. Além disso, há também uma melhor percepção dos resultados durante todas as etapas, menor risco de injúrias às restaurações, próteses e esmalte dentário e menor tempo de cadeira.

Como desvantagem temos um custo mais alto, se comparado com a média de preço dos bráquetes convencionais no mercado brasileiro; menor detalhamento na finalização dos casos além do fator cooperação, que nestes procedimentos são decisivos para alcançarmos bons resultados.

Para que pudéssemos ampliar os movimentos ortodônticos durante a mecânica com alinhadores transparentes termoformados, os attachments foram introduzidos no protocolo dos mesmos. Desta forma, attachments são acessórios de resina confeccionados sobre o esmalte dentário, com a finalidade de aumentar a retenção dos alinhadores e auxiliar nas movimentações dentárias, principalmente em casos de extrusão/intrusão, rotação de dentes com formato redondo vistos por oclusal e angulação dos dentes.

A confecção dos attachments e a sua instalação se dá através do alinhador template. Inicialmente fazemos o polimento coronário da área a ser utilizada, com uma pasta de pedra pomes e soro fisiológico, depois realizamos a lavagem e secagem dos dentes e aplicação do ataque ácido por 30 a 45 segundos com posterior lavagem pelo dobro do tempo do condicionamento e secagem. Em seguida é realizada a aplicação do adesivo no esmalte, colocação de uma fina camada de vaselina líquida nas bolhas dos attachments localizados no alinhador template e de resina flow ou densa nos espaços reservados aos attachments no template, além do posicionamento do mesmo na arcada dentária com posterior fotopolimerização da resina. Após a remoção do template, devemos proceder a remoção dos excessos de resina com materiais para polimento que não causem injúrias ao esmalte dentário.

Os attachments podem apresentar vários formatos, sendo os mais comuns retangular e em forma de elipse ou meia elipse. Quando desejamos aumentar a retenção dos alinhadores, a colocação dos attachments deveriam ficar mais próximos da região cervical. O seu posicionamento, a sua espessura, o seu tamanho e a sua orientação devem ser ajustados para acomodar diferentes necessidades clínicas e alcançarmos o melhor resultado com os alinhadores removíveis termoformados estéticos.

 

Referências

  • LIU, Yang; HU, Wei. Force changes associated with different intrusion strategies for deep-bite correction by clear aligners. The Angle Orthodontist, 2018.
  • MOMTAZ, Pouya. The Effect of Attachment Placement and Location on Rotational Control of Conical Teeth Using Clear Aligner Therapy. Journal of aligner orthodontics. V. 1, n.1, 0. 29-36, 2017.
  • WEIR, T. Clear aligners in orthodontic treatment. Australian dental journal, v. 62, p. 58-62, 2017.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Uberlândia

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO  10

Março/2018 Conteúdo
08 Bioprogressiva. Trazer alicates e fios 0.16×0.16 CrCo – Saulo
09 Clínica – Saulo/Rodolfo
10 Bioprogressiva. Trazer alicates e fios 0.16×0.16 CrCo – Saulo

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO  11

Março/2018 Conteúdo
05 Retração Dupla Chave teórico + Prova Arco Reto – Saulo
06 Clínica – Saulo/Rodolfo
07 Bioprogressiva – Saulo

Belo Horizonte

Aperfeiçoamento Ortodontia-16

Junho/2018 Conteúdo
09 Alinhamento e Nivelamento – Mamede

Especialização Ortodontia-12L

Junho/2018 Conteúdo
14 Prova casos clínicos
15 Clínica – Saulo/Mamede
16 Mamede

Especialização Ortodontia-13M

Junho/2018 Conteúdo
04 Mamede
05 Clínica – Moacir/Mamede
06 Mamede

Especialização Ortodontia-14N

Junho/2018 Conteúdo
06 Mamede
07 Clínica – Mamede/Moacir
08 Mamede

Especialização Ortodontia-15O

Junho/2018 Conteúdo
11 Mamede – Anamnese dos pacientes novos
12 Seminário – Saulo
13 Final Typodont – Saulo

Selecione uma plataforma para entrar.

ou