Autores:
1) Prof. Anderson Mamede
Especialista, mestre e doutor em Ortodontia
Coordenador do curso de Ortodontia da Faculdade Modal
2)Profa. Beatriz Silveira Mamede
Cirurgiã-Dentista
Especializando em ortodontia e implantodontia
Profa. Do Curso de TSB da Faculdade Modal
Planejamento digital para instalação do MARPE
A introdução da expansão rápida da maxila apoiada em mini-implantes (MARPE), veio ampliar as indicações dos disjuntores. Esta nova modalidade aumentou o índice de sucesso em pacientes adultos, conseguindo evitar a disjunção assistida cirurgicamente em alguns.
Para que o objetivo seja alcançado nesta técnica, a utilização de uma tomografia e de um escaneamento da arcada se fazem necessários uma vez que conhecer com precisão a anatomia-morfologia da sutura palatina mediana, a altura do palato duro da cortical bucal até a cortical nasal e a maturação esquelética da sutura, podem fazer a total diferença entre o sucesso e o insucesso da técnica.
Uma boa indicação para este planejamento virtual é o software gratuito Blue Sky plan, que além de permitir a visualização dos planos coronal, axial e sagital, permite a sobreposição dos STL da arcada, dos mini-implantes e do Marpe, facilitando a confecção de um guia cirúrgico de extrema precisão.
Referências:
- ANDRÉ, C. B. Análise tomográfica para técnica Marpe. Rev Clin Ortod Dental Press, v. 17, n. 4, p. 50-53, 2018.
- NOJIMA, Lincoln Issamu et al. Protocolo de seleção de mini-implantes aplicado à MARPE. 2018.
- PAPADIMITRIOU, Aikaterini et al. Clinical effectiveness of Invisalign® orthodontic treatment: a systematic review. Progress in orthodontics, v. 19, n. 1, p. 1-24, 2018.